Objetivo desse blog



O objetivo desse blog é compartilhar com vocês aquilo que tenho ganhado na comunhão com os santos e ao ler a palavra do Senhor!


"Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos." Jeremias 15.16


domingo, 11 de setembro de 2016

Cristo, o cordeiro aprovado. Mensagem 3 São Lourenço 2016

(Amados, essas são as minhas anotações.  Para ouvir a mensagem completa acesse o canal no YouTube Sopalavra ou www.sopalavra.org.br)                                                               
Isaías: 42. 1. Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. Ele trará justiça às nações. 2. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. 3. A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4. não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. - Bíblia JFA Offline
É muito difícil para nós compreendermos Deus. Não podemos ser presunçoso e colocar Deus em uma caixa doutrinária. Observemos seus mordomos: Daniel, Neemias, Paulo e tantos outros, que reafirmam a profundidade da riqueza e sabedoria de Deus, seus juízos e seus caminhos. Quem conheceu a mente do Senhor? Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas. A Ele a glória, para sempre!
Ao escrever aos Romanos, Paulo, mesmo numa carta sistemática, cheia de ensino, termina dizendo que toda a teologia que não nos conduzir ao Senhor,  é vazia. Ele concluiu a carta deslumbrado com a glória do Senhor, que é  Cristo. Porque Dele,  por Ele e para Ele são todas as coisas.
Abramos os olhos do coração,  mesmo que para tocar apenas as orlas de suas vestes. O Senhor disse que guiaria seus discípulos à toda verdade e os guardaria em tudo. Fl 2: 5-11, começa falando da glória de Deus Filho na eternidade passada e termina na glória do Deus-homem exaltado. Hebreus fala que Ele virá na glória.  Diz que o Senhor iniciou um ministério celestial, vivendo para interceder por nós. Ele assumiu a forma de servo. Os filhos, os da fé, têm participação comum de carne e sangue com Aquele que veio em carne.
Hebreus: 2. 14. Portanto, visto como os filhos são participantes comuns de carne e sangue, também ele semelhantemente participou das mesmas coisas, para que pela morte derrotasse aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo; 15. e livrasse todos aqueles que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à escravidão. 16. Pois, na verdade, não presta auxílio aos anjos, mas sim à descendência de Abraão. 17. Pelo que convinha que em tudo fosse feito semelhante a seus irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e fiel nas coisas concernentes a Deus, a fim de fazer propiciação pelos pecados do povo. 18. Porque naquilo que ele mesmo, sendo tentado, padeceu, pode socorrer aos que são tentados. - Bíblia JFA Offline
Em Filipenses o Senhor assumiu a forma de servo. Ele assumiu, segundo o original, agarrou a natureza humana. Era o filho eterno de Deus, com a natureza divina, que se encarnou, agarrando a forma humana. Em Hebreus, vemos a palavra socorrer, que também significa agarrar  em adição, ao dizer que ele socorre os filhos de Abraão. É a mesma palavra usada em Filipenses: assumiu, agarrou.
Jonh Owen em um de seus livros, diz que devemos meditar na glória de Cristo. Paulo diz que, ao contemplarmos a sua glória, somos tranformados de glória em glória. Ele nos mostra suas glórias. Ele é nossa âncora segura e firme e que penetra além do véu. A sua palavra é inspirada por Deus. Ela é a palavra firmada nos céus para sempre. Se há alguma debilidade, está em nós e não na palavra. É ela quem nos revela as riquezas insondáveis de Cristo. Os profetas do velho testamento falavam do que não entendiam e eles mesmo indagavam, sem compreensão. Mas falavam debaixo do Espírito de Cristo, pois o único objetivo era Cristo. O segredo do nosso poder espititual é suor: ler as escrituras e pedir que Deus nos abra os olhos. Temos necessidade de homens e mulheres que amem a palavra do Senhor. Agrada-me ó Deus fazer a sua vontade e cumprir a sua lei. Salmo 40:8. Esse trecho está relacionado ao de de Hb 10:
Hebreus: 10. 5. Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; 6. não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. 7. Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade. 8. Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste...
Em Isaías 42 vemos que Ele apresentou-se voluntarimante para ser o cordeiro e o Pai o elegeu. O Espírito do Senhor era sobre Ele e O ungiu.
Isaías: 42. 1. Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem se compraz a minha alma; pus o meu espírito sobre ele. ele trará justiça às nações. 2. Não clamará, não se exaltará, nem fará ouvir a sua voz na rua. 3. A cana trilhada, não a quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade trará a justiça; 4. não faltará nem será quebrantado, até que ponha na terra a justiça; e as ilhas aguardarão a sua lei. 5. Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os desenrolou, e estendeu a terra e o que dela procede; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. 6. Eu o Senhor te chamei em justiça; tomei-te pela mão, e te guardei; e te dei por pacto ao povo, e para luz das nações; 7. para abrir os olhos dos cegos, para tirar da prisão os presos, e do cárcere os que jazem em trevas. 8. Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o meu louvor às imagens esculpidas. 9. Eis que as primeiras coisas já se realizaram, e novas coisas eu vos anuncio; antes que venham à luz, vo-las faço ouvir. - Bíblia JFA Offline
O Senhor era silencioso, não clamava, nem forçava sua audiência a ouví-Lo. Mas no Getsêmani, Ele clamou em alta voz. Ele sempre foi perseguido pelos fariseus e os guardas foram prendê-lo, algumas vezes. Numa dessas vezes, uma escolta converteu-se na pregação sobre a água viva. Eles não conseguiram prendê-lo. Ao voltarem, os soldados disseram: ninguém jamais falou igual a esse. Ele era cheio de graça e verdade! Não fazia a voz prevalecer em praças e não colocava cargas pesadas sobre os homens, mas propunha que estes lançassem suas cargas sobre Ele. No Getsêmani,  ao orar, levou três discípulos com Ele, mas esses dormiram e não puderam vigiar com Ele nem uma hora. Seus companheiros humanos fracassaram em orar com Ele.
Isaías: 52. 13. Eis que o meu servo procederá com prudência; será exaltado, e elevado, e mui sublime. 14. Como pasmaram muitos à vista dele (pois o seu aspecto estava tão desfigurado que não era o de um homem, e a sua figura não era a dos filhos dos homens), 15. assim ele espantará muitas nações; por causa dele reis taparão a boca; pois verão aquilo que não se lhes havia anunciado, e entenderão aquilo que não tinham ouvido. - Bíblia JFA Offline
Esse texto fala da segunda parte do texto de Filipenses 2. Ele se esvaziou e humilhou. Nessa segunda seçãor,  foi exaltado, com O nome acima de todo nome, elevado e mui sublime. Representa o ápice da exaltação.   Ef 1: 20-23 diz
Efésios: 1. 17. para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; 18. sendo iluminados os olhos do vosso coração, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação, e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos, 19. e qual a suprema grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, 20. que operou em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar-se à sua direita nos céus, 21. muito acima de todo principado, e autoridade, e poder, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro; 22. e sujeitou todas as coisas debaixo dos seus pés, e para ser cabeça sobre todas as coisas o deu à igreja, - Bíblia JFA Offline
Para ter O nome, ele passou por alguns passos: Ressurreição,  ascensão,  intronização. Ele teve uma missão, prevista 800 anos antes por Isaías,  e cumprida. Ele recebe o nome. Qual? Senhor, Kurios. Esse nome santíssimo, impronunciável, foi traduzido assim: Senhor. O que esse nome contém: minha glória não darei à outrem,  nem minha honra.
Isaías: 45. 23. Por mim mesmo jurei; já saiu da minha boca a palavra de justiça, e não tornará atrás. Diante de mim se dobrará todo joelho, e jurará toda língua. - Bíblia JFA Offline
Ele será exaltado, mui sublime. Muitos ficarão pasmos pelo seu semblante desfigurado, machucado e a sua aparência. Is 52:14. Eles ficarão espantados, pois Ele espargiu as nações.  "Não havia beleza que nos agradasse" e os reis ficariam espantados, pois esse sofredor era o redentor. Is 53 é a continuação desse cântico.  Ele estendeu seu braço e redimiu seu povo. Essa palavra é loucura para os que se perdem. Para nós, sabedoria, pois Deus nos revelou no Espírito.  O renovo, um broto indesejado do toco de uma árvore, cortado,  foi subindo como um renovo. Sem aparência ou formosura.  
Outro cântico em Isaías:
Isaías: 50. 4. O Senhor Deus me deu a língua dos instruídos para que eu saiba sustentar com uma palavra o que está cansado; ele desperta-me todas as manhãs; desperta-me o ouvido para que eu ouça como discípulo. 5. O Senhor Deus abriu-me os ouvidos, e eu não fui rebelde, nem me retirei para trás. - Bíblia JFA Offline
O Senhor não exitou, nem recuou, mas indo onde estava eu, salvou-me. Sozinho percorreu a senda. Foi açoitado nas costas:
Isaías: 50. 6. Ofereci as minhas costas aos que me feriam, e as minhas faces aos que me arrancavam a barba; não escondi o meu rosto dos que me afrontavam e me cuspiam. 7. Pois o Senhor Deus me ajuda; portanto não me sinto confundido; por isso pus o meu rosto como um seixo, e sei que não serei envergonhado. 8. Perto está o que me justifica; quem contenderá comigo? apresentemo-nos juntos; quem é meu adversário? chegue-se para mim. - Bíblia JFA Offline
O Senhor foi socado, açoitafo, esbofeteado. Ofereceu suas costas. Sobre seu dorso lavraram os aradores. Salmos 129:3.
Quando os guardas foram buscá-lo e Jesus disse "Eu o sou!", Eles caíram por terra. Ele era o escolhido, ele ofereceu-se. Arrancaram-lhe as barbas, puseram coroa de espinhos. Não podemos servir ao Senhor sem contemplá-lo.  Somos soberbos, arrogantes, cheios de justiça própria. E Jesus foi considerado como escória. Foi perseguido, tratado como lixo, refugo, como criminoso. V 6 Ele não escondeu o rosto, porque Deus o ajudou. E o Pai era com Ele. Não sentiu-se confundido ou envergonhado,  como poderia ter sentido, porque Ele tinha o Pai sempre em Sua presença. Por isso, fez seu rosto como pederneira voltada à sua missão redentora.
Ele foi do Monte da Transfiguração, seis meses antes, para o Monte do Calvário, seis meses depois, por causa de nós. Ele foi feito pecado, para que nós fôssemos redimidos. Ele orou com súplicas e foi ouvido, por causa de sua piedade. Quando diz, se possível for, passa de mim esses cálice,  Ele continua: não se faça como eu quero e sim, como Tu queres. Ele experimentou tamanha agonia e precisava do auxílio de Deus para prosseguir. Com a face ferida, ossos expostos pelos açoites violentos. Ele não tinha onde reclinar a cabeça.  Sabe onde a reclinou? Na cruz. Na cruz, Ele reclinou a cabeça e entregou o seu espírito.  Ele decidiu entregar-se à morte,  na hora do sacrifício da tarde. Louvado seja o nosso Senhor. Modelo para seguirmos os passos. Levou nossos pecados em seu corpo, no madeiro.  Ele nunca perdeu a face do Pai de vista e fazia sempre a vontade de Deus. Porém,  no Getsêmani,  essas duas verdades entraram em colisão. Para fazer a vontade do Pai, ele teria que perder a face do Pai, para que aqueles que nunca a viram, pudessem vê-la. Assim, abriu mão da face de seu Pai, para fazer a vontade Dele e tornar-se o cordeiro, escolhido desde a eternidade passada. Por sua obra, hoje vemos em Cristo, a face de Deus.
Mateus: 26. 38. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. - Bíblia JFA Offline
Sua alma estava em pesar excessivo,  oprimida até a morte - numa profundo e indescritível momento de angústia e dor.
Marcos: 14. 33. E levou consigo a Pedro, a Tiago e a João, e começou a ter pavor e a angustiar-se; - Bíblia JFA Offline
Pavor - golpeado pelo terror próximo. Que superava suas expectativas como homem.
Angústia- consternação,  grande agonia. Como que fora de si, perturbado. Há  três palavras para depressão no grego. Angústia é a pior delas.
Mateus: 26. 38. Então lhes disse: A minha alma está triste até a morte; ficai aqui e vigiai comigo. - Bíblia JFA Offline
Lucas: 22. 44. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. - Bíblia JFA OfflineLucas: 22. 44. E, posto em agonia, orava mais intensamente; e o seu suor tornou-se como grandes gotas de sangue, que caíam sobre o chão. - Bíblia JFA Offline
Agonia - batalhas mentais severas.
Por isso Jesus orava ardentemente. Somente em Deus minha alma espera silenciosa. Dele espero salvação.  Ele é meu refúgio, não serei abalado. Que  tenhamos o caráter Dele, para fazermos a vontade de Deus e estarmos na face do Pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário