Objetivo desse blog



O objetivo desse blog é compartilhar com vocês aquilo que tenho ganhado na comunhão com os santos e ao ler a palavra do Senhor!


"Achadas as tuas palavras, logo as comi; as tuas palavras me foram gozo e alegria para o coração, pois pelo teu nome sou chamado, ó SENHOR, Deus dos Exércitos." Jeremias 15.16


domingo, 6 de abril de 2014

Vida saudável. Conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor. Mensagem 2:Receber a graça para ganhar! Rm 5:17

Hino
1 Graça no seu maior conceito é
Deus, em Seu Filho, qual desfrute a nós;
Sim, é Deus mesmo, divinal porção,
E não só algo feito ou dado a nós.
2 Deus se encarnou, assim podemos nós
O receber e experimentar;
Tal é a graça que por Cristo vem,
É o próprio Cristo a graça que Deus dá.
3 Paulo julgou refugo tudo o mais,
Só Deus em Cristo graça estimou;
Ultrapassou a outros no correr,
Por ela - o Cristo, que experimentou.
4 Tal graça é Cristo, - força interior -
Todo-suficiente a nos encher;
Em nosso espír'to essa graça está,
Nos energiza, faz o Seu querer.
5 Tal graça - Cristo - é nossa precisão,
E o que devemos experimentar;
Senhor, possamos conhecê-la mais,
Viver por ela e a desfrutar.


Precisamos seguir dia a dia conhecendo ao Senhor. Abraão, Isaque e Jacó são exemplos de como conhecer ao Senhor e da experiência cristã que todos nós precisamos ter. É como uma única experiência dada a nós.
Isaque fala de alguém que desfruta da graça. Abraão fala de altar, tenda, invocar. Isaque fala da experiência do desfrute de Cristo.

Rm 5:17
Se, pela ofensa de um e por meio de um só, reinou a morte, muito mais os que recebem a abundância da graça e o dom da justiça reinarão em vida por meio de um só, a saber, Jesus Cristo. (RA)

Aqui o Espírito nos ensina o que é prioridade nesse dia. Precisamos receber! Essa é a palavra! A condição! RECEBER.
O que Deus espera? Que recebamos a abundância da graça. Receber é alguém que agarra, toma para si. Quando alguém falece, deixa herança. O herdeiro pode renunciar a herança para dá-la à alguém. Temos agarrado a graça de Deus para nós? O tomamos para a nossa vida ou vemos as coisas passarem, sem tomar para nós. Temos que agarrar! A Graça é por meio de Jesus Cristo. O que compete a nós? O que Isaque fez: receber!

Gn 25:5
Abraão deu tudo o que possuía a Isaque. (RA)
Amados, Deus nos deu tudo. Você é convicto disso? Ele é tudo o que você necessita. Isaque ensina como você deve viver tal graça. Isaque sempre teve a postura de desfrutar daquilo que o pai lhe ofereceu.
Graça é desfrute, favorecimento, ajuda, doçura, deleite.
Como Isaque aparece na Bíblia? A primeira aparição de Isaque é sendo oferecido pelo seu pai para Deus. Isso é um símbolo. Em 
Gn 22:3, Abraão sai para fazer o que o Senhor lhe pediu. Caminhavam ambos juntos.

3 Levantou Abraão de madrugada e, tendo preparado o seu jumento, tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho; rachou lenha para o holocausto e foi para o lugar que Deus lhe havia indicado. 4 Ao terceiro dia, erguendo Abraão os olhos, viu o lugar de longe. 5 Então, disse a seus servos:Esperai aqui, com o jumento; eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, voltaremos para junto de vós. 6 Tomou Abraão a lenha do holocausto e a colocou sobre Isaque, seu filho; ele, porém, levava nas mãos o fogo e o cutelo. Assim, caminhavam ambos juntos. 7 Quando Isaque disse a Abraão, seu pai: Meu pai! Respondeu Abraão:Eis- me aqui, meu filho! Perguntou- lhe Isaque: Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto? 8 Respondeu Abraão: Deus proverá para si, meu filho, o cordeiro para o holocausto; e seguiam ambos juntos.
9 Chegaram ao lugar que Deus lhe havia designado; ali edificou Abraão um altar, sobre ele dispôs a lenha, amarrou Isaque, seu filho, e o deitou no altar, em cima da lenha; 10 e, estendendo a mão, tomou o cutelo para imolar o filho. 11 Mas do céu lhe bradou o Anjo do SENHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu:Eis- me aqui! 12 Então, lhe disse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei que temes a Deus, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho. (RA)

Essa é uma situação aguda. Ele pergunta ao seu pai sobre o cordeiro e ele diz que Deus proverá. A providência de Deus foi abundante! Deus proveu o cordeiro.  Confie irrestritamente no Pai. Abraão é uma figura de Deus Pai. A graça de Deus se incumbe de providenciar aquilo que vamos precisar. Não precisa correr, desesperar. No v 6 diz que eles estavam juntos, nessa situação de estrema necessidade. O que era mais fácil?
Abraão fala de fé. Isaque mostra a obediência e confiança. Devemos manter a nossa confiança, porque ela tem grande galardão. Você já imaginou algo pior do que ter um cutelo na sua cabeça? Na escola, no trabalho? Você foge ou exercita a fé? Isaque era jovem quando passou por isso. Isaque aprendeu e foi por tal experiência que ele recebeu a graça de Deus.
Mais tarde, vemos outra experiência.

Gn24:1 Era Abraão já idoso, bem avançado em anos; e o SENHOR em tudo o havia abençoado. 2 Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía: Põe a mão por baixo da minha coxa, 3 para que eu te faça jurar pelo SENHOR, Deus do céu e da terra, que não tomarás esposa para meu filho das filhas dos cananeus, entre os quais habito; 4 mas irás à minha parentela e daí tomarás esposa para Isaque, meu filho. (RA)
10 Tomou o servo dez dos camelos do seu senhor e, levando consigo de todos os bens dele, levantou- se e partiu, rumo da Mesopotâmia, para a cidade de Naor. (RA)
É normal isso? Alguém cuidar de arranjar seu noivo? Teoricamente, quem cuida de arrumar sua noiva? E na prática?
15 Considerava ele ainda, quando saiu Rebeca, filha de Betuel, filho de Milca, mulher de Naor, irmão de Abraão, trazendo um cântaro ao ombro. 16 A moça era mui formosa de aparência, virgem, a quem nenhum homem havia possuído; ela desceu à fonte, encheu o seu cântaro e subiu. 17 Então, o servo saiu- lhe ao encontro e disse:Dá- me de beber um pouco da água do teu cântaro. 18 Ela respondeu:Bebe, meu senhor. E, prontamente, baixando o cântaro para a mão, lhe deu de beber. 19 Acabando ela de dar a beber, disse:Tirarei água também para os teus camelos, até que todos bebam. 20 E, apressando- se em despejar o cântaro no bebedouro, correu outra vez ao poço para tirar mais água; tirou- a e deu- a a todos os camelos. 21 O homem a observava, em silêncio, atentamente, para saber se teria o SENHOR levado a bom termo a sua jornada ou não.
22 Tendo os camelos acabado de beber, tomou o homem um pendente de ouro de meio siclo de peso e duas pulseiras para as mãos dela, do peso de dez siclos de ouro; (RA)23 e lhe perguntou:De quem és filha? Peço- te que me digas. Haverá em casa de teu pai lugar em que eu fique, e a comitiva? 24 Ela respondeu:Sou filha de Betuel, filho de Milca, o qual ela deu à luz a Naor. 25 E acrescentou:Temos palha, e muito pasto, e lugar para passar a noite. 26 Então, se inclinou o homem e adorou ao SENHOR. (RA)

Abraão é um tipo do pai. O servo, do Espírito Santo que saiu para ver a noiva, Rebeca, um tipo da igreja e Isaque é um tipo de Cristo.
Qual o sinal? Que ela lhe dê água. Não só para ele, que beberia talvez um litro de água, mas também para uma comitiva de camelos que tomam em média 120 litros em 10 minutos. Essa é a noiva! A maneira de mostrar para Deus que você está pronta como noiva, é servir abundantemente os servos do Senhor, com muita água, que significa vida na Bíblia.
Na sequência, o servo a encheu com ouro. Ele adornou a noiva, assim como o Espírito adorna a igreja! Quem nos dá ouro, prata e pedras precisas é o Espírito Santo de Deus. Ele nos prepara como noiva com a natureza divina, que é simbolozada pelo ouro. O dom da vida nos foi dado gratuitamente!
O pai estava preocupado com a noiva, bem como o servo. A noiva se dispôs a vir. O que fez Isaque?

Gn 24:61 Então, se levantou Rebeca com suas moças e, montando os camelos, seguiram o homem. O servo tomou a Rebeca e partiu.
62 Ora, Isaque vinha de caminho de Beer- Laai- Roi, porque habitava na terra do Neguebe. 63 Saíra Isaque a meditar no campo, ao cair da tarde; erguendo os olhos, viu, e eis que vinham camelos. 64 Também Rebeca levantou os olhos, e, vendo a Isaque, apeou do camelo, 65 e perguntou ao servo:Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro? É o meu senhor, respondeu. Então, tomou ela o véu e se cobriu. 66 O servo contou a Isaque todas as coisas que havia feito. 67 Isaque conduziu- a até à tenda de Sara, mãe dele, e tomou a Rebeca, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou; assim, foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe. (RA)
Ele meditava no campo ao cair da tarde. Isso lembra Salmos

As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na tua presença, SENHOR, rocha minha e redentor meu! Sl 19:14. (RA)

Ele meditava, apresentava o coração para Deus. Amados, considere isso. Você sente necessidade de estar na presença de Deus? Você se dispõe a meditar em casa? Você sente falta da TV, internet, ou de Deus? Você agarra Cristo em todas as oportunidades? Deus dá graça para quem quer receber a Graça. Aprenda a remir o tempo.
Quando Rebeca ergueu os olhos e viu Isaque, seu coração apaixonou-se por Ele. Como é sua comunhão com Deus? Apaixonada?
Saiba que Cristo é digno de toda a nossa adoração, louvor! No momento em que tudo contribui para deixar Isaque apreensivo, ele estava despreocupado, esperando Deus lhe trazer alguém. Tem jovem que deixa o Senhor e esbarra em relacionamentos sem Deus, pois tenta fazer algo e não crê que Deus pode dar. O que você deve fazer? Meditar.  Os seus pensamentos não são os mesmo de Deus. Ele tem um padrão de conduta, santidade. Você será provado se tiver fé e obediência,  pois a fé e a obediência geram a benção.
Deus não quer te dar namorado, mas um marido. Confie em Deus. Ele é perfeito para isso.

Gn 26:
1 Sobrevindo fome à terra, além da primeira havida nos dias de Abraão, foi Isaque a Gerar, avistar- se com Abimeleque, rei dos filisteus. 2 Apareceu- lhe o SENHOR e disse:Não desças ao Egito. Fica na terra que eu te disser; 3 habita nela, e serei contigo e te abençoarei; porque a ti e a tua descendência darei todas estas terras e confirmarei o juramento que fiz a Abraão, teu pai. 4 Multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e lhe darei todas estas terras. Na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra; 5 porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis. 6 Isaque, pois, ficou em Gerar. (RA)

Aqui vemos Isaque como um servo de Deus, com falhas. Ele tencionou ir para o sul, apartar-se de Deus no Egito. Abraão fez isso. Mas o Senhor o impediu. Fez um apelo: Não deixe o lugar da minha presença.
Em Rute lemos algo semelhante. 

Rute 2: 8
8 Então, disse Boaz a Rute:Ouve, filha minha, não vás colher em outro campo, nem tampouco passes daqui; porém aqui ficarás com as minhas servas. (RA)

Boaz também é um tipo do Senhor. Ele diz para ficarmos onde ele possa cuidar de nós. Fique com as minhas servas ou seja, com os que amam e servem ao Senhor. É uma necessidade nossa, permanecer na terra do Senhor e com as servas do Senhor. Isso é bom e saudável. Servos são amigos que podem ouvir tudo o que Deus tem feito em você. Se você tem um relacionamento que não pode falar do Senhor, esse relacionamento é para alcançar a pessoa para Deus. Tenham uma vida normal de estudo, trabalho, mas agarre ao Senhor e saiba que amigos são aqueles com os quais você pode compartilhar Deus.
Em Gn26 vemos outra experiência de Isaque. Em terra alheia, assim como seu pai, ele disse que Rebeca era sua irmã, por medo de morrer. Todos passamos pelas mesmas dificuldades. Porém, Abimaleque descobriu que ela era mulher dele e fez um pacto com Isaque, para que ninguém os tocasse. Isaque enriqueceu e os filisteus lhe tiveram-lhe inveja. Entulharam os seus poços. Isaque abriu outros poços, os de seu pai. Ele estava em Gerar, não era Canaã, mas continuava abençoado por Deus. Porém,  quando ele voltou para a terra prometida, houve uma grande diferença na vida dele.
Isso tem um significado para nós. Deus sabe que estamos num processo. Isso não quer dizer que pecaremos deliberadamente, mas que o Senhor conhece a nossa pessoa, as nossas dificuldades e que Ele está sendo formado em nós. Deus não nos vira as costa. Ele cuida de nós mesmo em Gerar. Ele não espera que você fique pronto de hoje para amanhã, mas ele quer que você vá para Canaã. Há água nos vales e montanhas de Canaã!
Viver em pecado faz fechar a presença de Deus. Separa-nos Dele. Porém aqui é uma situação de dificuldade. Isaque cavava poços. Os homens entulhavam os poços, tamanha inveja tinham dele.
Então, Isaque saiu dali e se acampou no vale de Gerar, onde habitou.

18 E tornou Isaque a abrir os poços que se cavaram nos dias de Abraão, seu pai (porque os filisteus os haviam entulhado depois da morte de Abraão), e lhes deu os mesmos nomes que já seu pai lhes havia posto. 19 Cavaram os servos de Isaque no vale e acharam um poço de água nascente. 20 Mas os pastores de Gerar contenderam com os pastores de Isaque, dizendo:Esta água é nossa. Por isso, chamou o poço de Eseque, porque contenderam com ele. 21 Então, cavaram outro poço e também por causa desse contenderam. Por isso, recebeu o nome de Sitna. 22 Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou- lhe Reobote e disse:Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra. 23 Dali subiu para Berseba. (RA)

Ao susbir para Berseba, Deus lhe apareceu.

Na mesma noite, lhe apareceu o SENHOR e disse:Eu sou o Deus de Abraão, teu pai. Não temas, porque eu sou contigo; abençoar- te- ei e multiplicarei a tua descendência por amor de Abraão, meu servo. 25 Então, levantou ali um altar e, tendo invocado o nome do SENHOR, armou a sua tenda; e os servos de Isaque abriram ali um poço. (RA)

As vezes você começa se valendo da experiência do seus pais. Por isso vêm filisteus jogando terra nos seus poços. Isaque guerreou? Não, ele abriu outro poço. O primeiro poço quer dizer contenda. Ele não lutou por esse poço. O inimigo jogou mais dardos. Ele cavou outro poço. Veio novamente a questão. O segundo poço chamava-se inimizade, mostrando que a situação se agravou. Ele cavou outro poço. Isso é agarrar Cristo, esforçar-se para ganhar o reino, esmurrando o corpo e o reduzindo a esfravidão. Cave até achar água.
O último poço era o correto, nele houve paz. Ele o achou em Berseba. Ali o Senhor lhe apareceu e trouxe a benção. Ele estava no lugar. Que lugar? Na presença do Senhor.  Numa situação aguda, ele desfrutou de achar água em qualquer situação. As dificuldades são a oportunidade de rios da vida fluírem de você. Cave e você achará a condição adequada de ter a benção do Senhor.
Você pode se achar novo para receber a graça de Deus. Qual o caminho? O de Rute, que não saiu da terra de Boás. Deitou- se aos pés do Senhor, inclinou-se perante Ele em genuína adoração.  Maria estava aos pés do Senhor.  Maria Madalena lançou-se aos pés do Senhor. Essa deve ser a nossa situação. Dizer: eu te amo, confio em ti. Coloco-me aos seus pés.
Temos que ter um coração aos pés do Senhor. Altar é se render plenamente ao que o Senhor lhe confiou. Não tente servir ao Senhor sem altar. Há um trono para todas as situações. As misericordias Dele se renovam a cada manhã.

Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente. (RA) Sl 16:11

Que Deus preencha nosso coração, para que achemos delícias e alegria perante Ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário